IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me





  
 

Curso de Extensão em Pastoral Vocacional

06 a 10 de janeiro de 2020
Local: PUC - Campus Ipiranga - São Paulo/SP


Curso de Extensão Cultural em Pastoral Vocacional


O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), em parceria com a Arquidiocese de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), promovem o Curso em Pastoral Vocacional,
de 06 a 10 de janeiro de 2020


O curso visa capacitar, através do estudo, da reflexão e partilha de experiências, animadores e animadoras vocacionais, em vista do serviço às vocações na e para a Igreja no Brasil, de modo que a dimensão vocacional se torne, cada vez mais, uma ação conatural e essencial à missão evangelizadora das cristãs e dos cristãos que animam as comunidades.


Objetivos específicos:

· Estudar e aprofundar a Teologia da Vocação, nas dimensões Antropológica, Cristológica, Eclesiológica e Bíblica;

· Compreender e respeitar o processo vocacional dos vocacionados e das vocacionadas, dentro de um Itinerário Vocacional, com suas etapas (Despertar, Discernir, Acompanhar e Cultivar);

· Desenvolver, através do estudo em grupo e oficinas, uma Metodologia Vocacional, a fim de propiciar adequado Planejamento do Serviço de Animação Vocacional;

· Oportunizar e solidificar experiências da espiritualidade da animadora e do animador vocacional, para que tenham ânimo e fortaleza no serviço de animação vocacional;

· Incrementar a Cultura Vocacional na Igreja e na sociedade.


Público-alvo: cristãos leigos e leigas, pessoas de vida consagrada, ministros ordenados, animadores vocacionais e de comunidades, agentes pastorais, membros de CPPs das paróquias, catequistas, animadores de Juventudes...


Número de vagas: mínimo de 30 e máximo de 200 pessoas.


Requisitos:

· Idade mínima de 18 anos;

· Estar atuando na comunidade eclesial, na pastoral vocacional / serviço de animação vocacional (PV/SAV) ou pastorais afins (Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Catequese;

· Pessoa com clareza da própria vocação/missão na Igreja, consciente do chamado/envio;

· Capacidade de leitura, escrita e expressão oral.


Carga horária total / duração do curso:
O Curso está organizado em uma semana, de segunda a sexta-feira, com 40 horas/aula no total, em regime de externato, ou seja, os participantes não se hospedam no local do evento. As aulas são das 8 às 18h30, incluindo os intervalos (30 minutos a cada duas horas de aula; e 1h30 para almoço).


Metodologia:

No período matutino são ministradas as aulas de Teologia da Vocação nos três primeiros dias (segunda à quarta-feira), incluindo conteúdos de Antropologia, Eclesiologia, Cristologia e Bíblia; e Itinerário Vocacional nos dois últimos dias, Despertar, Discernir, Acompanhar e Cultivar (quinta e sexta-feira).

No período vespertino (segunda à sexta-feira) são ministradas as aulas de Metodologia e Planejamento Vocacional, no formato de oficinas, incluindo grupos.

O Curso de Extensão Cultural em Pastoral Vocacional se dá a partir de aulas expositivas, com uso da multimídia para condução do caminho de aprendizagem. Os temas são desenvolvidos através do uso de ferramentas, como trechos de livros-texto, filmes, personagens, dinâmicas práticas, trabalhos em grupo, música e espiritualidade.


Cronograma:

Aulas do dia 06, segunda-feira, ao dia 10, sexta-feira, das 8h às 10h; das 10h30 às 12h30; das 14h às 16h; das 16h30 às 18h30. Serão 2 horas cada seção, num total de quatro seções por dia, ou seja, 8 horas. A cada seção de aula, um intervalo de 30 minutos para descanso, interação e cafezinho. Das 12h30 às 14 horas há um intervalo maior para o almoço e descanso. Para aqueles que desejam, haverá diariamente, das 7 às 8 horas, a Celebração Eucarística na capela.


Eis o horário:

07h00 – Missa

08h00 – Aula

10h00 – Cafezinho

10h30 – Aula

12h30 – Almoço (por conta do participante)

14h00 – Aula

16h00 – Cafezinho

16h30 – Aula

18h30 – Conclusão do dia

Pela manhã:

Segunda-feira, dia 06: Antropologia da Vocação;

Terça-feira, dia 07: Teologia e Eclesiologia da Vocação;

Quarta-feira, dia 08: Vocação na Bíblia;

Quinta-feira, dia 09: Itinerário Vocacional (Despertar e Discernir);

Sexta-feira, dia 10: Itinerário Vocacional (Acompanhar e Cultivar).

Às tardes, de segunda à sexta-feira, 06 a 10 de janeiro: Metodologia e Planejamento Vocacional.



Conteúdo Programático:


ANTROPOLOGIA DA VOCAÇÃO: A partir da reflexão e compreensão de Jesus de Nazaré e do Cristo da Fé, aprofundamento da pessoa humana em suas dimensões biológica, cultural, corpórea, psicoafetiva e transcendental, em perspectiva integral, tendo como foco o chamado de Deus à vida e sua identidade de filho e filha de Deus.


TEOLOGIA E ECLESIOLOGIA DA VOCAÇÃO: Fundamentos da teologia da vocação e das diversas vocações específicas à luz das Escrituras, da Tradição e do Magistério, no horizonte eclesial, lugar da descoberta e da vivência dos ministérios, em vista do discipulado missionário a serviço Reino de Deus.

A VOCAÇÃO NA BÍBLIA: Aprofunda o tema vocacional na Bíblia, tanto do Primeiro, quanto do Segundo Testamento, com apresentação do itinerário vocacional de alguns personagens, incluindo a utilização de Lectio Divina Vocacional.


ITINERÁRIO VOCACIONAL: Aborda o fenômeno das juventudes, em vista de processos novos de acompanhamento vocacional, e oferece elementos para o itinerário vocacional, que refletem os princípios do serviço de animação vocacional, em vista de um projeto de vida à luz da fé cristã.


METODOLOGIA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: Oferece meios teóricos e práticos à elaboração de projetos de animação vocacional, respaldados na realidade social, cultural e eclesial, com ênfase no planejamento participativo.


Local:
Campus Ipiranga da PUC-SP
Avenida Nazaré, 993 – Ipiranga - São Paulo - SP

Inscrições:
· Serão feitas pelo site: www.ipv.org.br;

· Envio de e-mail de confirmação de inscrição;

· Matrícula/inscrição: R$ 500,00 (efetuadas até o dia 30 de novembro de 2019); R$ 600,00 (efetuadas após o dia 30 de novembro de 2019).

· Os cafezinhos serão cortesia. Os almoços serão por conta do participante, em restaurantes da redondeza.


Preços especiais

· 10% de desconto para as organizações religiosas ou paróquias ou instituições que inscreverem 10 alunos ou mais;

· Desconto de 100 reais aos que efetuarem o pagamento/inscrição até o dia 30 de novembro de 2019.


Formas de Pagamento
· Depósito Bancário, em favor do Instituto de Pastoral Vocacional - IPV (Banco Itaú, Agência 0354, CC n. 38969-4)

CNPJ 96.295.118/0001-63;

Enviar comprovante (ipv@ipv.org.br)

+informações: Instituto de Pastoral Vocacional Tel: 11 9 8238-4873 (WhatsApp) - ipv@ipv.org.br
Rua Comandante Ferreira Carneiro, 99 - São Paulo - SP - CEP: 02926-090
Horário de atendimento: 7h30 às 12h (segunda a sexta)


Apoio e Bolsas
· 10% do ganho líquido do curso será destinado ao FORTAL – (Fundo para Formação Teológico-Acadêmica de Leigos da Faculdade de Teologia da PUC-SP).

· A cada 20 inscrições pagas será concedida uma bolsa integral a um seminarista da Arquidiocese de São Paulo, a ser indicado pela própria Arquidiocese.


A Declaração de participação do aluno no Curso de Extensão Cultural em Pastoral Vocacional será emitida pela PUC-SP, assinada pelos parceiros: IPV, Arquidiocese de São Paulo e PUC-SP.



Contato do IPV