IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me





Artigos

 
  
 

IPV / Núcleo Rio de Janeiro

17.03.2015

IPV / Núcleo Rio de Janeiro


  

Após 14 anos, Núcleo no Rio de Janeiro do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) reinicia programação de atividades


O Núcleo do IPV no Rio de Janeiro teve início no dia 14 de setembro de 1996, funcionando como uma filial do IPV Nacional, com sede em São Paulo (SP). O desejo era melhor articular as atividades do IPV naquele estado e Regional. A ideia surgiu a partir de um Curso de Pastoral Vocacional realizado na Ilha de Itaparica, em Salvador (BA). Era julho de 1996 e alguns integrantes dos institutos membros participaram do evento. Tal grupo começou a se reunir e elaborou uma programação, estando a serviço do Leste 1. Vários eventos foram realizados, particularmente na preparação e formação de animadores vocacionais, incluindo parcerias com a CRB local (Conferência dos Religiosos do Brasil- Regional Rio de Janeiro).

Até o ano de 2001 o Núcleo esteve ativo, mas, por diversas intercorrências, houve um prolongado “pause”. No dia 17 de dezembro de 2014, uma reunião na Casa Provincial das Filhas do Divino Zelo, com a participação de cinco representantes de institutos membros do IPV no Rio de Janeiro, iniciou a retomada das atividades do Núcleo Rio. Tal retomada foi definitivamente assumida numa reunião no dia 14 de março de 2015, também na sede da Província das Filhas do Divino Zelo. Participaram integrantes de cinco dos dez institutos membros do IPV: Filhas da Misericórdia, Filhas do Divino Zelo, Servas da Santíssima Trindade, Irmãs das Divinas Vocações; Sociedade das Divinas Vocações. Participou também o Diretor Presidente do IPV, Pe. Juarez Albino Destro, RCJ. Fez-se memória da história do IPV, houve diálogo, dinâmicas, convivência e uma “tempestade” de ideias sobre a importância de uma atuação de Núcleo.

Os participantes ficaram entusiasmados e indicaram um grupo de cinco pessoas para coordenar as atividades a serem desenvolvidas, sendo uma pessoa de cada instituto membro: Ir. Lúcia Helena Freitas, SDV; Ir. Maria Juçara dos Santos, FDZ; Ir. Mary Luce Rufino Alves, FDM; Ir. Silvânia Aparecida Pereira Coelho, STS; Pe. Valnei Pomponet Oliveira, SDV. Um novo encontro ampliado do IPV/Núcleo Rio está marcado para o dia 03 de outubro de 2015.




Ir. Maria Juçara dos Santos, FDZ