IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me





Artigos

 
  
 

Perspectivas vocacionais

20.10.2015


De 13 a 16 de outubro de 2015, no Seminário Arquidiocesano São José de Teologia, em Fortaleza (CE), realizou-se a 13ª Reunião Conjunta da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CMOVC-CNBB). O encontro reuniu os coordenadores Regionais da Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) e os organismos afins da Comissão, ou seja, os diáconos (CND - Comissão Nacional dos Diáconos), os padres (CNP – Comissão Nacional dos Presbíteros), a vida consagrada (CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil; CNIS – Conferência Nacional dos Institutos Seculares), os formadores (OSIB – Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) e o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Participaram Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), presidente da Comissão e referencial para a vida consagrada, Dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Oeiras (PI) e referencial na Comissão para os presbíteros, Dom José Roberto fortes Palau, bispo auxiliar de São Paulo (SP), Região Episcopal Ipiranga, e referencial na Comissão para a PV/SAV e a OSIB, e Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão (SC) e referencial na Comissão para os diáconos. O tema “Perspectivas Vocacionais a partir do contexto sócio eclesial atual” foi apresentado no primeiro dia do encontro, com a assessoria de Dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre. O assessor da CMOVC-CNBB, Pe. Deusmar Jesus da Silva, coordenou o evento. 

A partir das sugestões dadas na reunião ampliada do ano passado, a PV/SAV escolheu o tema e o lema do mês vocacional para 2016:

Tema: solidári@s.com#paixão - seguindo Jesus

Lema: “Misericordiosos como o Pai” - cf. Lc 6,36

Os coordenadores Regionais da PV/SAV resgataram e reafirmaram a programação vocacional para os próximos anos, ainda a ser confirmada pela CNBB:

a)      2016: continuar levando o conteúdo do Simpósio Vocacional do Brasil às bases (Cultura Vocacional) e realizar simpósios diocesanos ou regionais, aproveitando o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

b)      2017: Organizar a realização de um evento vocacional, congregando representantes dos 18 Regionais da CNBB, com o objetivo de avaliar o caminho dos dois anos anteriores e projetar o 3º Ano Vocacional do Brasil para 2018.

c)      2018: em agosto, na abertura do Mês Vocacional, abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, comemorando os 35 anos da realização do 1º Ano Vocacional no País. O Ano Vocacional vai de agosto de 2018 a agosto de 2019.

d)      2019: no final de agosto ou início de setembro, encerrando o Ano Vocacional, realização do 4º Congresso Vocacional do Brasil, comemorando os 20 anos do 1º (1999).

Escolheu-se uma coordenação da PV/SAV provisória, até o próximo Encontro Nacional da PV/SAV, marcado para os dias 1º a 03 de março de 2016, em Brasília, onde – com a presença de todos os coordenadores regionais – se poderia escolher uma coordenação para o quadriênio. Pe. Zezinho (coordenador), Pe. Eliseu (vice-coordenador), Pe. Marcelo (secretário), Édna (vice-secretária).


Os organismos apresentaram sugestões para o tema do mês vocacional de 2017. A definição ocorrerá no Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional (ENSAV) em março. Eis as sugestões:

a)      A Cultura Vocacional em nossa comunidade. “Vinde e vede” (Jo 1,39);

b)      No sim de Maria, o sim de todas as vocações. “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38);

c)      Maria modelo insuperável... (CRB);

d)      Vocação para um mundo transformado.

 

A próxima reunião ampliada da CMOVC-CNBB está marcada para os dias 18 a 21 de outubro de 2016, em Salvador (BA) ou São Paulo (SP). O tema sugerido: “Animação Vocacional na ótica da Misericórdia”.



Pe. Juarez Destro, rcj