IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me







O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) começa a ser organizado no final dos anos 1980, a partir de iniciativa do então Setor Vocações e Ministérios da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A ideia era convocar as congregações e os institutos com carismas vocacionais para que se conhecessem e vissem a possibilidade de juntar forças para servir a Igreja no campo das vocações.

 

Dessa iniciativa nasce um primeiro encontro, marcado pela partilha de experiências no campo da animação vocacional, como expressão dos diversos carismas. O encontro foi realizado no dia 26 de maio de 1989, em São Paulo (SP), no Centro Rogate do Brasil. Após este primeiro encontro, sentiu-se a necessidade de dar continuidade à experiência. Os institutos e as congregações voltam a se encontrar em outras ocasiões, até que no dia 15 de março de 1993, no Centro Rogate do Brasil, estando presentes os superiores e delegados provinciais das congregações e institutos com carismas vocacionais, acontecia a assembleia de pré-fundação do IPV. No evento foram apresentados e discutidos objetivos e estruturas do IPV.

 

A fundação do IPV aconteceu no dia 15 de agosto de 1993, no Centro Rogate do Brasil, sede atual do Instituto. Na assembleia de fundação foram aprovados os estatutos e o regimento, indicada a diretoria executiva, planejadas as atividades e os serviços, culminando com a celebração litúrgica festiva. Em todo esse processo esteve presente Dom Joel Ivo Catapan, SVD, bispo auxiliar de São Paulo, cognominado “o bispo das vocações”, falecido em 1999. Ele foi um pai bondoso, dando apoio, incentivando e animando o surgimento do IPV.

 

Dom Joel Ivo Catapan Missa de Fundação do IPV (15/08/1993)

 



O IPV, para melhor desempenhar sua missão, organiza-se em departamentos:

 

O DEPARTAMENTO DE PESQUISA tem o objetivo de analisar projetos e produções com enfoque vocacional, que poderão tornar-se subsídios valiosos para toda a Igreja. Além disso, organiza a realização de Simpósios Vocacionais para refletir sobre os desafios na área das vocações e dos ministérios, aprofundando os temas e indicando caminhos.

O DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO tem o objetivo de preparar os novos animadores vocacionais e auxiliar na capacitação daqueles que já trabalham no setor, através de cursos específicos, com temas variados. As Escolas Vocacionais, por exemplo, iniciadas em São Paulo, hoje estão espalhadas em várias regiões do Brasil.

O DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO e MARKETING, além de cuidar da imagem do IPV, tem o objetivo de preparar ou gerenciar a produção de subsídios. Em seu serviço, produziu livros, agendas, cadernos e filmes vocacionais. Um deles, “Despertar para Sonhar”, foi apontado pela CNBB como melhor filme do ano.



O IPV é constituído por número ilimitado de membros, ou seja, Organizações Religiosas – Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica e Institutos Seculares da Igreja Católica Apostólica Romana –, Associações Civis e Fundações de Direito Privado que tenham por carisma específico o trabalho vocacional.

 

Conheça os atuais membros do IPV

 

Deseja fazer parte do IPV? Escreva-nos