IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me








Carta Compromisso Região Leste

21/05/2014

Carta Compromisso Região Leste

Ao Povo de Deus nas Igrejas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro,
A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai! (Cl 1,2)

“Senhor, chamaste-nos? Eis que aqui estamos! Chamaste-me, Senhor, aqui estou!”. Nós animadores e animadoras vocacionais dos Regionais Leste1 e 2 da CNBB, reunimo-nos em Belo Horizonte de 16 a 18 de maio de 2014 para o Simpósio Vocacional do Brasil. Viemos de 35 dioceses de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Contamos com 2 bispos, 19 padres, 2 diáconos permanentes, 50 religiosos(as) e 80 leigos(as) totalizando 153 participantes. 
“Eu disse sim, ó Senhor! Eu disse sim por amor! Pronto para ir eu estou para uma grande missão!”. A partir deste refrão do hino do simpósio se evidenciou a razão do evento: refletir sobre a cultura vocacional e a importância de favorecer a articulação da PV-SAV e estimular a formação das EVPs.
A partir do tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!”, valemo-nos do itinerário proposto pelo Papa Francisco para a vivência da missão e da comunhão “primeirear, envolver-se, acompanhar, frutificar e festejar” (EG 24), contemplando na dinâmica do êxodo e do dom, a alegria do evangelho.

Seja como for, todos somos chamados a dar aos outros o testemunho explícito do amor salvífico do Senhor, que, sem olhar às nossas imperfeições, nos oferece a sua proximidade, a sua Palavra, a sua força, e dá sentido à nossa vida. O teu coração sabe que a vida não é a mesma coisa sem Ele; pois bem, aquilo que descobriste, o que te ajuda a viver e te dá esperança, isso é o que deves comunicar aos outros. A nossa imperfeição não deve ser desculpa; pelo contrário, a missão é um estímulo constante para não nos acomodarmos na mediocridade, mas continuarmos a crescer. (EG 121)

Desta forma, vencendo as tentações contra a missão e dispostos a avançarmos na comunhão, abraçamos como compromissos do simpósio:

- Superar o individualismo procurando efetivar a pastoral de conjunto, especialmente com a Pastoral Familiar e a dimensão bíblico-catequética;

- Estimular a formação vocacional permanente para padres, seminaristas e lideranças das pastorais, movimentos, congregações e institutos seculares;

- Reconhecendo que a Igreja é toda ministerial, organizar a PV-SAV, por meio do diálogo e do respeito, tendo como fundamento a comunhão trinitária;

- Conhecer e valorizar os subsídios já existentes nos regionais e colocá-los em prática nas paróquias, vivendo na própria realidade o estado permanente de missão.

Sabedores de que todo serviço eclesial tem uma dimensão vocacional, queremos ajudar todos os setores da Igreja a compreenderem esta dimensão e a não se descuidarem dela, colocando permanentemente as vocações na agenda de cada comunidade. 
“Na Comunhão com Ele, enviados para a grande missão”, pedimos ao Senhor da Messe que seja feita a Sua vontade assim na Terra como na Trindade. Amém. 
                                                  Belo Horizonte, 18 de maio de 2014.