IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me








"Como conectar uma Vida Consagrada no mundo com a opção por Jesus?"

12/02/2021




"Como conectar uma Vida Consagrada no mundo com a opção por Jesus?"

      Irmã Maria Juçara dos Santos – FDZ 
      Diretora Executiva para a Formação no IPV.


         No dia 11 de fevereiro de 2021 o Instituto de Pastoral Vocacional – IPV, ofereceu um curso de formação direcionado para religiosas e religiosas com o tema "Uma Vida Religiosa no mundo, mas desconectada da opção por Jesus. Como conectar?"
       O curso aconteceu entre as 19h e 20h30 e foi transmitido de modo online pela plataforma Meet e teve a participação de 81 participantes de vários lugares do Brasil e da Argentina. A assessoria foi do Irmão Afonso Murad, Religioso Marista que, com muita maestria e iluminação conduziu a reflexão que foi acompanhada com muita concentração e interesse dos participantes. 
    Ir. Murad iniciou sua apresentação partindo do n. 14 da Exortação Apostólica Vita Consecrata de São João Paulo II, e enfatizou a importância de a Vida Religiosa Consagrada, mergulhada nas realidades do mundo atual, "participar das alegrias e tristezas, conquistas e sofrimentos da humanidade e do planeta. Não se pode permanecer fora do mundo, pois isso leva a construir muros de insensibilidade e preconceitos. Como Jesus, nossa ação deve revelar que onde estão nossas mãos e nossos pés aí deve estar também nosso coração; desse modo se manifestará, através de nossa missão, a misericórdia de Jesus que se deixa tocar pelas dores da humanidade".
       O Assessor fez memória de várias pessoas que marcaram a história da Igreja e do mundo com atuações verdadeiramente proféticas no testemunho autêntico em viver a conexão com Jesus de Nazaré. Ir. Murad concluiu deixando uma provocação aberta: "Já estamos no caminho de Jesus. Reconheçamos com alegria e gratidão. O itinerário do seguimento de Jesus nos desacomoda e apela à conversão contínua. A vida religiosa precisa recobrar sua atratividade. Isso é fundamental também para a Pastoral Vocacional".

.