IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional


Vem e segue-me - Para turmas da Crisma
Elias Silva


Vem e segue-me - Para turmas da Eucaristia
Elias Silva




Caderno Vocacional - Caminhos 2018 a 2021
cor azul


Caderno Vocacional - Caminhos 2018 a 2021
cor laranja



mais produtos


Recados

"A Escola Vocacional em formato virtual está sendo uma experiência muito enriquecedora nestes tempos onde a virtualidade nos une"


Ir. Clotilde








Cuidar é reflexo de Deus

16/03/2021





Cuidar é reflexo de Deus



      O Departamento de Pesquisa do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) vem se reunindo, mensalmente, para aprofundar temáticas que, futuramente, poderão resultar em um rico material vocacional aos animadores vocacionais. O primeiro encontro ocorreu no dia 09 de fevereiro, por videoconferência, onde os membros puderam se apresentar e contar um pouco sobre sua paixão pela área das vocações e dos ministérios. Na ocasião, sob a coordenação de Pe. Juarez Destro, religioso Rogacionista e Diretor-Conselheiro do IPV, projetou-se alguns temas a serem pesquisados e apresentados cada vez por um dos membros da equipe no decorrer do semestre. 

      O primeiro tema, "Cuidar do Humano", num contexto de Pandemia e de tantas “trevas” sociais, foi preparado pelo Pe. Valdecir Ferreira, da diocese de Apucarana (PR), e apresentado no dia 13 de março, na segunda reunião do Departamento, também por videoconferência. "Cuidar é reflexo de Deus, e ser cuidado é permitir o reflexo de Deus em si próprio", afirmou Pe. Valdecir. O ser humano é um projeto de Deus que deu certo, mas não está acabado, concluiu. Os chamados divinos, cotidianos e constantes, são oportunidades de sermos resgatados do distanciamento ocasionado por opções anteriores. Dentro deste processo, o ser humano é vocacionado para cuidar e ser cuidado, assim como somos amados para amar. 

     Os participantes, após a exposição de Pe. Valdecir, interagiram e, ao final, foi escolhida a temática a ser aprofundada na próxima reunião, marcada para o dia 24 de abril, sobre como ajudar as Juventudes na construção de seu Projeto de Vida. O professor, Luiz Duarte Vieira, natural de Rio Verde (GO) e residente em Joaçaba (SC), será o pesquisador da vez. A Diretora Presidente do IPV, Ir. Clotilde Prates Azevedo, apostolina, esteve nos dois encontros dando seu apoio e participando do debate.

      Os demais membros do Departamento de Pesquisa do IPV são: Ir. Gislene Danielski, Filha do Divino Zelo; Ir. Sirlei do Rocio Gonçalves Cordeiro, da Divina Providência; Pe. José Sival Soares, Rogacionista; Professor Carlos Eduardo, carioca e atuante na PJE (Pastoral da Juventude Estudantil).