IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me








Cuidar � reflexo de Deus

ankaradershanefiyatlari.com.tr


16/03/2021





Cuidar � reflexo de Deus



      O Departamento de Pesquisa do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) vem se reunindo, mensalmente, para aprofundar tem�ticas que, futuramente, poder�o resultar em um rico material vocacional aos animadores vocacionais. O primeiro encontro ocorreu no dia 09 de fevereiro, por videoconfer�ncia, onde os membros puderam se apresentar e contar um pouco sobre sua paix�o pela �rea das voca��es e dos minist�rios. Na ocasi�o, sob a coordena��o de Pe. Juarez Destro, religioso Rogacionista e Diretor-Conselheiro do IPV, projetou-se alguns temas a serem pesquisados e apresentados cada vez por um dos membros da equipe no decorrer do semestre. 

      O primeiro tema, "Cuidar do Humano", num contexto de Pandemia e de tantas �trevas� sociais, foi preparado pelo Pe. Valdecir Ferreira, da diocese de Apucarana (PR), e apresentado no dia 13 de mar�o, na segunda reuni�o do Departamento, tamb�m por videoconfer�ncia. "Cuidar � reflexo de Deus, e ser cuidado � permitir o reflexo de Deus em si pr�prio", afirmou Pe. Valdecir. O ser humano � um projeto de Deus que deu certo, mas n�o est� acabado, concluiu. Os chamados divinos, cotidianos e constantes, s�o oportunidades de sermos resgatados do distanciamento ocasionado por op��es anteriores. Dentro deste processo, o ser humano � vocacionado para cuidar e ser cuidado, assim como somos amados para amar. 

     Os participantes, ap�s a exposi��o de Pe. Valdecir, interagiram e, ao final, foi escolhida a tem�tica a ser aprofundada na pr�xima reuni�o, marcada para o dia 24 de abril, sobre como ajudar as Juventudes na constru��o de seu Projeto de Vida. O professor, Luiz Duarte Vieira, natural de Rio Verde (GO) e residente em Joa�aba (SC), ser� o pesquisador da vez. A Diretora Presidente do IPV, Ir. Clotilde Prates Azevedo, apostolina, esteve nos dois encontros dando seu apoio e participando do debate.

      Os demais membros do Departamento de Pesquisa do IPV s�o: Ir. Gislene Danielski, Filha do Divino Zelo; Ir. Sirlei do Rocio Gon�alves Cordeiro, da Divina Provid�ncia; Pe. Jos� Sival Soares, Rogacionista; Professor Carlos Eduardo, carioca e atuante na PJE (Pastoral da Juventude Estudantil).