IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me








IV Assembleia da PV/SAV em Poços de Caldas

23/10/2012



Nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2012, aconteceu em Poços de Caldas a IV Assembleia da PV/SAV da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, constituída pelas Dioceses de Campanha e Guaxupé e pela Arquidiocese de Pouso Alegre. Com a participação de mais de 80 agentes do SAV sendo estes religiosos, religiosas, padres, seminaristas, leigos e leigas. A Assembleia contou com a assessoria da Irmã Clotilde Prates de Azevedo, que faz parte da congregação das Irmãs Apostolinas. Durante o encontro tivemos a visita de vários padres, sendo que a missa de encerramento foi presidida por Dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé.
A assembleia teve como temática “As Equipes Vocacionais Paroquiais - Constituição, Espiritualidade e Atuação”. A assessora nos levou a refletir vários pontos acerca do tema. Podemos destacar sua fala sobre a importância de uma equipe bem estruturada, da vida espiritual da mesma, bem como, saber quais são os objetivos a serem alcançados. Destacou ainda que o amor do agente vocacional para com o SAV é essencial. Com bastante didática e conhecimento bíblico refletiu ainda sobre várias personagens bíblicas, aplicando suas características à vida e missão do animador vocacional. Como João Batista temos a missão de apontar aquele que é o mestre: Jesus de Nazaré. Ir. Clotilde ainda fez uma breve reflexão sobre as novas comunidades de vida e ressaltou a importância de acolher e conhecer mais as suas propostas e carismas, tendo em vista que muitos de nossos jovens se identificam com o carisma das novas comunidades.
Para o Pe. Alexandre José Gonçalves que é responsável pelo SAV da Diocese de Guaxupé e representante da província no regional Leste 2, esta IV Assembleia contribuiu de maneira excelente  no sentido de promover o encontro dos vários animadores vocacionais da Província e com isso a troca de experiências; reanimar aqueles que há tempo “pelejam” no SAV e, às vezes, por vários motivos sentem a necessidade de um novo fôlego e entusiasmar aqueles que estão chegando para o SAV. Além disso, houve grande mobilização de voluntários que estão na Igreja em diversos movimentos e pastorais e que poderão ser nesses ambientes também animadores vocacionais.

Hudson Ivan Teixeira
Animador Vocacional - Seminarista da Diocese de Guaxupé