IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me








ESPAV 2013 – RELATO DE EXPERIÊNCIA

01/02/2013



Entre os dias 13 e 25 de janeiro de 2013 o IPV (Instituto de Pastoral Vocacional) realizou a ESPAV (Escola de Preparação de Animadores e Animadoras Vocacionais), na cidade de Jundiaí, SP, cuja dinâmica merece destaque.
Trata-se de um curso que se desenvolve em quatro módulos, com 48 horas cada, os quais buscam aprofundar a antropologia, a teologia e a eclesiologia das vocações, oportunizar e solidificar experiências da espiritualidade da Animadora e do Animador Vocacional, além de desenvolver, através do estudo em grupo e oficinas, uma metodologia para o itinerário vocacional, para um adequado planejamento do Serviço de Animação Vocacional, totalizando 240 horas.
A ESPAV contempla a participação de leigos. Nesse sentido, após ter sido convidado pelo Irmão Elias da Costa – FMS, com quem desenvolvo atividades na Pastoral Vocacional, na cidade de Ribeirão Preto e Região, e com a aprovação do Setor de Vida Consagrada e Laicato da Província Marista Brasil Centro Sul, participei dos dois primeiros módulos neste ano (Antropologia da Vocação e Teologia e Eclesiologia da Vocação).
Por um lado, tivemos o apoio e orientações das coordenadoras Ir. Maria da Cruz e Ir. Nivalda, do IPV; por outro, a relevante assessoria dos padres Alfonso García Rubio, Ângelo Fornari e Carlos André e da Ir. Clotilde Azevedo, cada qual responsável por um dos módulos da Escola.
De fato, foram dias de aprendizado, convivência e troca de experiências com sacerdotes, religiosos e religiosas de vários estados e cidades do país. Penso ter sido uma provocação positiva para todos e todas a pouca presença de leigos. Sentiram-se realmente interpelados por esta única presença entre os quatro módulos. 
São muitos os fatores que contribuem para isso (históricos, econômicos e outros), mas a abertura para essa discussão, por parte do IPV e dos membros presentes, mostrou claramente a motivação para tornar a dimensão vocacional – paulatinamente – uma ação conatural e essencial à missão evangelizadora das cristãs e dos cristãos que animam as comunidades.
Certamente, foi com ânimo renovado que nos despedimos da ESPAV 2013, desejando continuar em 2014. Para aqueles que finalizaram os quatro módulos, segue a dupla missão de seguir, com o olhar de Deus, o acompanhamento das jovens e dos jovens que estão sob sua responsabilidade, bem como daquelas e daqueles que ainda chegarão; e de enviar outras pessoas (sacerdotes, religiosas e religiosos, leigas e leigos) que desejam dedicar-se ao serviço de animar as vocações, antes de tudo, na e para a Igreja.
Fica nossa gratidão pelo empenho do Instituto neste trabalho desafiador, mas edificante, e que é guiado pelo olhar amoroso de Deus, que jamais nos abandona. Que a Virgem Maria, nossa Boa Mãe, continue direcionando seus caminhos estando sempre à frente das vossas atividades e decisões. 

Ribeirão Preto, 29 de janeiro de 2013.

Alex da Graça Lima
Leigo Marista