Representantes do instituto uniram-se a animadores vocacionais de todo o Brasil para um encontro de formação, partilha e fortalecimento da comunhão a serviço das vocações.
Rio de Janeiro, RJ – Em um significativo gesto de comunhão e compromisso com a cultura vocacional, representantes do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) participaram ativamente do Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV). O evento, que é uma das mais importantes instâncias da animação vocacional no país, foi realizado entre os dias 24 e 26 de fevereiro na cidade do Rio de Janeiro.
O encontro reuniu coordenadores diocesanos, animadores de congregações religiosas e leigos engajados de todas as regiões do Brasil. A delegação do IPV marcou presença para partilhar suas experiências, absorver novas perspectivas e, principalmente, fortalecer os laços do trabalho “Em Rede” que é fundamental para a evangelização das juventudes.
Uma Igreja que caminha junto: Peregrinos e Chamados
O grande tema que inspirou as reflexões e atividades do encontro foi a identidade do cristão como “Peregrino e Chamado”. Essa temática, visível no material do evento, dialoga profundamente com o espírito sinodal proposto pelo Papa Francisco, convidando toda a Igreja a caminhar junta.
Durante os três dias, os participantes aprofundaram a dimensão da vocação como uma peregrinação de fé. Ser “peregrino” significa estar em constante movimento, aberto às surpresas de Deus e em solidariedade com os irmãos e irmãs que caminham ao lado. Ser “chamado” é a consciência de que esta jornada tem um propósito: uma resposta de amor a um Deus que chama pessoalmente pelo nome para uma missão específica no mundo.
Para os representantes do IPV, o tema reforçou a essência do trabalho do instituto: auxiliar os jovens a se descobrirem como peregrinos amados por Deus e a discernirem o chamado único que Ele lhes faz.
Formação, Oração e Renovação do Compromisso
A programação do encontro foi intensa e diversificada, contando com palestras, painéis temáticos, oficinas práticas e momentos de oração e celebração. Foram abordados os desafios atuais da pastoral vocacional, como o acompanhamento dos jovens no ambiente digital, a promoção de uma cultura vocacional nas paróquias e a importância da escuta no processo de discernimento.
A participação no evento nacional permitiu ao IPV não apenas contribuir com sua vasta experiência na formação de animadores, mas também se atualizar sobre as melhores práticas e os novos horizontes da animação vocacional no Brasil.
Com o coração grato e o ardor missionário renovado, os representantes do IPV retornam de sua participação no Encontro Nacional do SAV-PV. Como diz a mensagem do instituto, fica a alegria de caminhar juntos e o firme compromisso de continuar animando e discernindo vocações para toda a Igreja, com a certeza de que o Senhor caminha à frente, guiando os passos de todos os seus peregrinos.