IPV marca presença no histórico Congresso de 70 anos da CRB

Com grande alegria e empenho missionário, o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) marcou presença no histórico Congresso de 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), um evento de profunda relevância para a Vida Religiosa Consagrada no país. Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, na cidade de Fortaleza (CE), representantes do IPV se uniram a cerca de 800 religiosos e religiosas de todas as regiões para celebrar, refletir e renovar o compromisso com o Evangelho.

A delegação do IPV foi composta por figuras de destaque no serviço à animação vocacional, incluindo a presidente do Instituto, membros da diretoria executiva e diversos superiores de congregações parceiras. A participação do grupo ressalta o alinhamento do IPV com as diretrizes e o espírito da Vida Religiosa no Brasil, fortalecendo laços e compartilhando experiências para um trabalho em rede cada vez mais eficaz.

Um dos pontos altos da participação do Instituto foi a presença de Dom Ângelo Ademir Mezzari, Arcebispo de Vitória (ES) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua presença no congresso, ao lado dos representantes do IPV, simboliza a comunhão e a importância da pastoral vocacional no coração da Igreja.

Um Congresso de “Memória, Mística, Profecia e Esperança”

O congresso, com o tema “Memória, Mística, Profecia e Esperança”, convidou os participantes a um profundo mergulho na trajetória da CRB, fundada em 11 de fevereiro de 1954. A programação foi rica e diversificada, incluindo momentos de oração, celebrações eucarísticas, palestras e uma emocionante romaria ao Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé.

Durante o evento, foram aprofundadas as quatro palavras-chave do tema, com destaque para a importância de revisitar a história com gratidão (Memória), fortalecer a dimensão espiritual e o encontro com Cristo (Mística), reafirmar o compromisso com a justiça e a dignidade humana (Profecia) e cultivar a certeza na ação do Espírito Santo que renova todas as coisas (Esperança).

Para os representantes do IPV, o congresso foi uma oportunidade ímpar de atualização e fortalecimento da missão de “servir a Igreja no campo da animação vocacional”, como define a missão do Instituto. A troca de experiências com religiosos e religiosas de diferentes carismas e realidades enriqueceu a visão sobre os desafios e as belezas do despertar vocacional na atualidade.

A participação no jubileu de 70 anos da CRB reafirma o compromisso do IPV em caminhar junto com a Vida Religiosa Consagrada do Brasil, contribuindo com a formação de animadores vocacionais e a produção de subsídios que auxiliem no discernimento e no acompanhamento de jovens que buscam responder ao chamado de Deus. Que a profecia e a esperança celebradas em Fortaleza continuem a impulsionar a missão do Instituto de Pastoral Vocacional em todo o país.

Compartilhar:

Outros assuntos: