Brasília, DF – Em um dos momentos mais importantes para a Vida Religiosa Consagrada no Brasil, o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) marcou presença na 27ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O encontro, realizado entre os dias 7 e 11 de julho na capital federal, reuniu superiores e representantes de diversas congregações para dias intensos de oração, discernimento e deliberações.
A participação do IPV reflete o compromisso do instituto em caminhar em plena comunhão com as diretrizes da Vida Religiosa no país. Estar presente neste momento de decisão é fundamental para alinhar a missão da animação vocacional com os sonhos e os novos caminhos que a CRB irá trilhar nos próximos anos.
Testemunho de Esperança em um Mundo Sinodal
A assembleia foi iluminada pelo tema “Vida Religiosa Consagrada: Testemunho de Esperança em um Mundo Sinodal”. A escolha temática convidou os participantes a uma profunda reflexão sobre o papel dos consagrados e consagradas na sociedade atual. Em um tempo de grandes desafios, a Vida Religiosa é chamada a ser um sinal visível de esperança, promovendo o diálogo, a fraternidade e a justiça por meio de um estilo de vida sinodal, ou seja, de “caminhar juntos”.
Durante os dias do evento, foram aprofundados os desafios da missão em um mundo cada vez mais digital e plural, a importância do cuidado com a casa comum e a necessidade de fortalecer a intercongregacionalidade, unindo a força dos diferentes carismas a serviço do Evangelho.
Um Novo Triênio: A Eleição da Nova Presidência
Sendo uma assembleia eletiva, um dos pontos centrais foi a eleição da nova presidência que conduzirá a CRB Nacional no triênio 2025-2028. Após um processo de escuta e discernimento comunitário, os religiosos e religiosas elegeram os novos membros que terão a missão de animar e representar a Vida Consagrada no Brasil.
A eleição de uma nova liderança é sempre um momento de renovação e profecia. Para o IPV, acompanhar este processo de perto significa conhecer as prioridades e o coração da nova gestão, fortalecendo a parceria para que o serviço à animação vocacional continue sendo um eixo central na vida da Igreja.
Conectados no propósito de servir, os representantes do IPV retornam de Brasília com a esperança renovada. Como diz a mensagem do instituto, ver tantos carismas reunidos enche o coração! A presença na assembleia foi mais do que um ato formal; foi a reafirmação do “sim” em favor de todas as vocações e o compromisso de sonhar e construir, juntos, os futuros da Vida Consagrada e da animação vocacional em nosso país.