IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional


Chamados pelo nome
Xavier Pikaza


Projeto Emaús
Dom Eurico dos Santos Veloso




Bíblia: a grande companheira
Patrizio Rota Scalabrini


Pedi ao Dono da messe que mande operários
IPV



mais produtos


Recados

"Olá, muito bom poder contar com este espaço interativo; que nos ajuda sempre buscar reinventar novas maneiras de fazer conhecer e amar Jesus. Parabéns! Ir. Antonia - canossiana."


Ir. Maria Antonia





Artigos

 
  
 

Os jovens, a fé e o discernimento vocacional

17.08.2017

“A Igreja decidiu perguntar-se sobre como acompanhar os jovens, para reconhecer e acolher o chamado ao amor e à vida em plenitude, e também para pedir aos próprios jovens para ajudá-la a identificar as modalidades hoje mais eficazes para anunciar a Boa-Nova” (Documento Preparatório ao Sínodo dos Bispos, Introdução).

 

 

Objetivo do Sínodo dos Bispos

Acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade, de modo que, através de um processo de discernimento, possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com a humanidade e participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade.

 

Indicações do Simpósio

 

1) Conversão pessoal e preparação pastoral dos animadores da juventude

Somos chamados a viver uma espiritualidade encarnada e integradora, onde Cristo é o centro. Nossa responsabilidade, enquanto animadores vocacionais, diante dos desafios pastorais, eclesiais e sociais, exige uma formação e preparação permanente para esta missão específica.

 

2) Testemunhas do Chamado

Deus nos convida a “sair”! Ele nos acompanha. Queremos ouvir a voz de Deus que ressoa nos nossos corações, sem medo, escutando o clamor que provém das realidades, sem hesitar, sempre quando a consciência nos pedir que nos arrisquemos para seguir o Mestre. Ele nos dirige o seu olhar, convidando-nos a caminhar com ele. Que confiemos em Maria de Nazaré, como companheira de caminhada! Devemos ajudar os jovens, os vocacionados e as vocacionadas, a encontrar este olhar, ouvir esta voz, sentir este impulso a estar a caminho. 

 

3) Práxis Vocacional

Aproximar, escutar, acolher e amar os jovens na sua história pessoal e realidade social, familiar, cultural, política e religiosa, respeitando ritmos e maturidade de cada um, facilitando a experiência de serem amados por Deus Pai, levando-os a assumir o projeto de vida. Para isso, em nosso serviço de animação vocacional, devemos procurar:

a) valorizar as juventudes e promover o seu protagonismo, para que reconheçam e acolham o chamado ao amor e à vida plena;

b) envolver a família no processo de animação vocacional;

c) trabalhar em rede com outras pastorais, organizações religiosas e organismos afins;

d) promover exposição vocacional, com a participação das Juventudes, no processo de pesquisa, organização e acompanhamento de outros jovens; 

e) organizar missões vocacionais incluindo a participação das Juventudes.

 

4) Animação Vocacional Permanente

A animação vocacional é um processo permanente, realizada em todos os ambientes, com testemunho e coerência de vida, com paixão pela própria vocação e amor pelo serviço e missão.

 

 

 




IPV