IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me








Agosto, Mês Vocacional

01/08/2016

Há 35 anos a Igreja do Brasil celebra agosto como Mês Vocacional, uma prática que começou no Rio Grande do Sul e, após a Assembleia da CNBB de 1981, estendeu-se a todas as dioceses do País. A cada final de semana deste mês recorda-se uma vocação específica.


Motivado pelo "Dia do Padre" (04 de agosto, São João Maria Vianney) e pelo "Dia do Diácono" (10 de agosto, São Lourenço), no primeiro final de semana se celebra a Vocação ao Ministério Ordenado. Dia em que devemos rezar sobretudo pela santificação dos Diáconos, Padres e Bispos, e animar a Comunidade eclesial a intensificar as orações para que surjam sempre mais candidatos a esta vocação específica. 

No segundo final de semana, "Dia dos Pais", a vocação a ser lembrada é a do Matrimônio, da Família! Pai, mãe, filhos, célula base onde nascem as vocações específicas, ao ministério ordenado ou vida consagrada. Rezar pelas famílias é rezar pelas vocações atuais e futuras. Garantir famílias onde reine o amor é certeza de uma sociedade com menos violência e mais vida. A Semana Nacional da Família começa no domingo dos Pais e se conclui no sábado seguinte. Há subsídios interessantes produzidos pela Pastoral Familiar. Veja no site www.cnpf.org.br

No Brasil, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora é celebrada do terceiro domingo de agosto. E Nossa Senhora é, sem dúvida, a grande modelo de vocacionada, exemplo de seguidora e discípula missionária de Jesus. Por isso a vocação específica da Vida Consagrada (leigos/as e religiosos/as que professam os três votos ou Conselhos Evangélicos: Castidade, Pobreza e Obediência) é lembrada e celebrada neste terceiro domingo. Rezar pelos consagrados e consagradas, aqueles e aquelas que buscam "servir com alegria", e vão "às periferias existenciais e geográficas" do mundo, é sempre necessário.

Por fim, no último final de semana do mês vocacional, não por ser uma vocação "menor" ou de "menos" importância, longe disso, mas por critérios de proximidade a alguma solenidade ou dia festivo, celebramos a vocação dos cristãos leigos e leigas, a vocação dos ministros não ordenados, os outros serviços na Comunidade eclesial, especialmente os Catequistas, por sua importância na formação de novos seguidores de Jesus. O que seria da Comunidade sem estes vocacionados? 

Assim, numa verdadeira assembleia de vocacionados e vocacionadas, a Igreja do Brasil celebra o mês de agosto. e que esta animação não se resuma a este mês. Rezar pelas vocações, animar todas as vocações é tarefa permanente.

A CNBB produziu um belo subsídio para este mês. Veja no site: www.cnbb.org.br

Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!

Pe. Juarez Albino Destro, rcj
jdestro@rcj.org