IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me








Estão abertas as inscrições para a 1ª Semana Vocacional Missionária

19/01/2012



O Centro Cultural Missionário, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil e as Pontifícias Obras Missionárias, realiza a 1ª Semana Vocacional Missionária, de 16 a 20 de abril de 2012, em Brasília. O investimento na formação e hospedagem é de R$ 350,00 e as inscrições podem ser feitas através do site: www.ccm.org.br. Segue a carta de convocação para o evento:

Carta de convocação:

O Centro Cultural Missionário juntamente à Conferência dos Religiosos do Brasil e às Pontifícias Obras Missionárias, promovem uma semana de formação missionária para animadores e animadoras vocacionais.

Vocação e missão, assim como o discipulado e a missão, representam como que os dois lados da mesma moeda (cf. DAp 146): o chamado de Deus é sempre para uma missão e a missão sempre tem origem de um chamado e de um mandato de Deus. Mas como se processa essa experiência do “chamado” e do “envio” no mundo de hoje? O que significa fazer essa experiência de ser chamado por Deus, ao ponto de sair de si para se colocar a serviço dos outros, além de toda fronteira? De que maneira nossas congregações e instituições, nossos serviços de animação vocacional e missionária, nossos acompanhamentos e acompanhamentos espirituais, propõem o discernimento vocacional e a legitimidade das diversas tarefas missionárias? São perguntas essas que precisam de novo ser situadas no contexto atual, para não correr o risco de “correr em vão” (Gl 2,2).

O Documento de Aparecida nos lembra que: “A vida se acrescenta dando-a, e se enfraquece no isolamento e na comodidade. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam da margem a segurança e se apaixonam pela missão de comunicar vida aos demais. O Evangelho nos ajuda a descobrir a não doação da vida empobrece seu sentido e depõe contra a qualidade humana e cristã dessa mesma. Vive-se muito melhor quando temos liberdade interior para doá-la: ‘Quem aprecia sua vida terrena, a perderᒠ(Jo 12,25). Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade: ‘Que a vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros’. Isso é, definitivamente, a missão” (DAp 360).

Vocação como opção de vida, como vida posta a serviço dos outros, implica uma experiência de êxodo de si mesmo para descobrir a alegria de ganhar a vida dando-a. É o paradoxo e a essência do Evangelho. A questão vocacional à luz da missão é uma questão fundamental de qualidade de vida, antes de ser uma questão de número de “vocações”. Faz necessário discernir não só a vocação dos candidatos e candidatas à Vida Religiosa, mas também a vocação e a missão dos que já estão na Vida Religiosa.

Por isso com essa semana de formação missionária gostaríamos propor os seguintes pontos de reflexão: missão e vocação hoje, numa leitura bíblico-teológica contextualizada; a pessoa da animadora e do animador vocacional missionário; as juventudes hoje e a questão vocacional missionária; os serviços de animação vocacional e de animação missionária: elementos para um projeto integrado de ação.